13/11/2013

MAIS UMA CANÇÃO no Festival CICA - Medellín na Colômbia

DESTAQUE PARA EL CINEMA GAUCHO EN COLOMBIA

Terminou o passado 5 de novembro o festival CICA (http://festivalcica.com/) na cidade de Medellín na Colômbia. O festival, que contou com a curadoria e presencia de Juan Zapata, realizado numa das principais “favelas” ou as chamadas “comunas” da cidade, o bairro Castilla. O festival, com perfil 100% popular, tem como objetivo levar cinema e cultura para bairros estigmatizados pela violência. Este é um dos poucos festivais no mundo que prioriza diversificar o publico, saindo do tapete vermelho e voltando ao conceito de cinema como ferramenta de recuperação social a violência. O evento é organizado por jovens gestores de paz e de integração pela comunidade que acreditam que é possível trocar as armas por camarás e fazer do cinema uma opção para as novas gerações.

O Festival de Cine de Castilla -CICA- Teve na sua programação competitiva longas e documentários de toda America Latina, entre os quais teve destaque os gaúchos A OESTE DO FIM DO MUNDO de Paulo Nascimento na ficção e os documentários MAIS UMA CANÇÂO de Rene Goya e XICO STOCKINGER de Frederico Mendina.



Os filmes ganhadores por voto popular foram a ficção Mexicana El Sueño de Lu de Hari Sama e o documentário argentino El Rati Horror Show de Enrique Piñeyro.

Uma das principais atrações do festival foi a programação BRASIL SUL II, que por segundo ano leva uma seleção especial do cinema realizado no Sul de Brasil, com uma programação que incluía os Filmes Menos que Nada, Em teu Nome, Papão de 54, Fandango,  Casa Elétrica, Referendo, O Cárcere e a Rua e Dalua Downhill. Esta mostra também contou com a curadoria de Zapata.

Esta mostra e o festival teve o apoio de Latinopolis Filmes, Zapata filmes, NOMAD Film Group  IECINE, o selo RS polo Audiovisual.


Catalogo e programação:
http://festivalcica.com/images/descargas/catalogo.pdf

Nota de prensa do festival: http://festivalcica.com/noticias/item/51-exito-en-el-2-cica


Mas informações:

Daniel Hidalgo
Director Ejecutivo – CICA
Festivaldecinecastilla@gmail.com / danielhidalgoh@gmail.com

Juan Zapata
Curador
contato@zapatafilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário